netlaserpublicidade@gmail.com (88) 9 8804-7393



A Linguagem de Programação Java 

As linguagens de programação permitem-nos comunicar com um computador para manipular dados, coletar informações dos usuários e exibir em uma tela, entre outras coisas.

Java é uma linguagem Orientada a Objetos e Estaticamente Tipada.

Estaticamente Tipada

Os dados são armazenados em variáveis, que são, basicamente, recipientes que armazenam os dados. Linguagens Estaticamente Tipadas como o Java nos obrigam a declarar que tipo de dados cada variável vai guardar. Por exemplo, se uma variável é um número, não será permitido guardar outra coisa nessa variável que não seja um número.

Orientada a Objetos

Uma linguagem Orientada a Objetos é baseada na modelagem de objetos e na comunicação entre eles. No mundo físico, por exemplo, imagine uma caneca como um objeto, ela tem propriedades como a sua cor e o quanto de café ela contém. Linguagens Orientadas a objetos nos permitem definir objetos como canecas e acessar suas propriedades.

Nós também podemos enviar mensagens para os objetos, assim, eu poderia perguntar para minha caneca, “Está vazia?“. Podemos, então, criar e manipular todos os tipos de objetos para fazer coisas diferentes em nosso aplicativo. Por exemplo, podemos usar o objeto Câmera para tirar uma foto. O objeto Câmera representa a câmera física em um celular Android.

Java não é Javascript

Não há absolutamente nenhuma relação entre as duas linguagens. No entanto, saber JavaScript pode ajuda-lo a entender Java, porque alguns dos seus componentes básicos e idéias são semelhantes.

As duas linguagens são escritas de formas diferentes e trabalham de formas diferentes, mas ambas tem recursos parecidos, como variáveis, métodos, operadores e até mesmo objetos. Nesse ponto, você só precisa aprender a sintaxe do Java, como declarações de variáveis e chamadas de método.