netlaserpublicidade@gmail.com (88) 9 8804-7393



Quais são os principais formatos e tempos de comerciais na TV?

A televisão é uma mídia que conta com muitas vantagens, como:

  • amplo alcance da mensagem;
  • maior credibilidade e autoridade;
  • facilidade em transmitir informações, por estar no formato de vídeo.

Os formatos mais famosos são: o anúncio, que é exibido durante os intervalos comerciais; e o merchandising, quando o produto é apresentado dentro da programação — isso pode acontecer de forma subjetiva ou direta, como um testemunhal.

Já em relação aos tempos de um anúncio comercial, isso varia de acordo com a emissora, sendo que são comuns os formatos de: 5”, 10”, 15” e 30”. Recentemente, a Record provocou a Globo, após a emissora divulgar uma inovação nos formatos, permitindo os tempos de 10” e 15” de exibição. Quem anuncia ou já anunciou em TV sabe que isso pesa muito no orçamento.

Por que o formato de 30 segundos é o tempo de comercial na TV padrão?

Se você estiver pensando em desenvolver sua campanha para TV, é importante entender que 30 segundos podem compor o tempo ideal. Isso porque é um tempo razoável, no qual a sua marca consegue passar uma mensagem clara e impactante para os telespectadores e garante a lembrança da empresa. Anúncios com duração menor precisam de muito mais exibição para terem o mesmo impacto.

Como você viu, o tempo de comercial na TV é muito flexível. Se a sua empresa já costuma usar essa mídia para anunciar, talvez propagandas de 10 segundos ou, até mesmo, as de 5 segundos, exibidas durante grandes campeonatos esportivos, sejam uma solução. Entretanto, o vídeo de 30 segundos ainda continua sendo o preferido pelos anunciantes por ter os melhores resultados de acordo com o valor investido.

Gostou deste texto? Então, compartilhe, nos comentários abaixo, qual resultado você espera com uma campanha de televisão.