netlaserpublicidade@gmail.com (88) 9 8804-7393



Funcionalidades do Laravel?


O Laravel é completo e possui inúmeras funcionalidades, sendo esse um dos fatores que contribuiu em grande parte para sua popularidade.

O estímulo e direcionamento do framework para a escrita de códigos bonitos e refinados, utilizando o padrão PSR-2 e obedecendo às boas práticas de escrita também foi outro fator importante nesse sentido. Aliás, seu slogan demonstra isso muito bem: “O framework PHP para artesãos Web”.

Mas nem só de códigos bonitos vive o Laravel! Além de sua elegância, ele também é capaz de fornecer diversos recursos e funcionalidades aos profissionais de programação que terão um enorme acervo de soluções diante deles.

Soluções como o sistema de rotas (que mapeia as requisições HTTP do sistema para as áreas responsáveis por tratá-las) melhoram o desempenho dos sistemas, facilitando e muito a vida do desenvolvedor.

Além do sistema de rotas, esse framework também possui o Laravel Authentication. Ele é um módulo completo de autenticação de usuários, permitindo que um sistema de login possa ser implementado rapidamente. Dessa forma, muito tempo e esforços do desenvolvedor acabam sendo poupados, permitindo que ele foque nas áreas mais complexas dos seus sistemas.

Além disso, existe também o Blade Engine. Este é um sistema de templates responsável pela padronização da parte visual da aplicação, possibilitando maior otimização na construção de templates e facilitando a reutilização de códigos.

O Laravel também conta com o Eloquent, seu ORM padrão. Ele simplifica as interações e manipulações da aplicação com o banco de dados ao representar as tabelas como classes Model e permitir que o desenvolvedor possa programar a aplicação sem precisar escrever código SQL puro diretamente no código, efetuando as interações com o banco de dados através dessas classes.

Caso o desenvolvedor não se sinta à vontade na utilização do Eloquent, ainda existe a funcionalidade do QueryBuilder que permite a fácil criação de SQL querys para operações com o banco de dados.

As funcionalidades do Laravel são tantas que não é possível explicar profundamente uma a uma neste artigo sem deixá-lo extremamente extenso e cansativo.