netlaserpublicidade@gmail.com (88) 9 8804-7393



O que é marketing social e por que ele surgiu?

Se você nunca ouviu falar nesse tipo de marketing, a pergunta que deve estar passando pela sua cabeça é: o que é marketing social? Como posso trazer essa estratégia para minha marca? 

Fique tranquilo e continue a leitura que vamos te ajudar!

O marketing social corresponde a um conjunto de iniciativas realizadas por uma empresa com fins sociais, sem pensar em comercializar algo. Sim! Ao invés de focar na venda de produtos e serviços, ele preza a promoção da empresa por meio de ideias e atitudes em prol da sociedade, em diferentes sentidos. Por isso, muitas campanhas institucionais têm o marketing social como guia, como as de muitos órgãos públicos, por exemplo.

O conceito nasceu em 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman notaram que, além de vender produtos, o marketing também atua como propagador de atitudes, causas e comportamentos. Mas foi apenas no ano seguinte, em 1971, que eles conceituaram o marketing social.

As principais causas apoiadas utilizando este tipo de marketing são direcionadas à saúde, educação e transporte, vistos como necessidades básicas de qualquer cidadão. Esse trabalho, no geral, conta com o apoio social e da comunidade local, ao mesmo tempo que visa amenizar problemas mais simples e específicos.

Essa atitude proporciona benefícios relevantes para os cidadãos da local em questão, seja em âmbito regional ou nacional. Além disso, a aplicação dessa forma de fazer marketing resulta em um retorno positivo para a própria empresa que promove a iniciativa/campanha. Desta maneira, a marca consolida seu valores e reforça a sua imagem no mercado.