netlaserpublicidade@gmail.com (88) 9 8804-7393



SEO off page: o que é e como fazer uma otimização que gera resultados

SEO off page são as estratégias de otimização que você aplica fora das suas páginas. A intenção é mostrar como outras páginas da web veem o seu site — de preferência, como uma referência no mercado! A seguir, você vai ver como planejar e aplicar essas estratégias no seu negócio.

O que é SEO off page?

SEO off page é o conjunto de estratégias aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado e, assim, melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Para o Google, não interessa apenas encontrar os seus conteúdos, entender sobre o que eles falam e perceber como as páginas são estruturadas. Além disso, o buscador também quer saber como o site se relaciona com o restante da web.

Se o site receber links e menções de diversas páginas, e se elas forem relevantes e confiáveis, mais pontos ele vai ganhar com o Google. Afinal, as pessoas só compartilham e referenciam aquilo que realmente tem qualidade e oferece algum valor para elas.

Pense, por exemplo, em uma página com dicas de decoração no site de um escritório de arquitetura. Essa página é citada em vários blogs sobre decoração, arquitetura e design. Melhor ainda: recebe links de grandes revistas dessas áreas!

As dicas desse escritório de arquitetura parece ser uma grande referência na área, não é? É assim que o Google pensa também.

A construção dessa rede de links que direcionam para o site — chamados de backlinks — é uma ação conhecida como link building.

O SEO off page, porém, não se limita a essa prática. A estratégia engloba todas as medidas adotadas fora do site, o que significa que toda construção de relacionamento com outros sites, mesmo que não gere backlinks, é considerada válida para a otimização.

Sabe por quê? O Google não considera apenas os links para a página como fator de rankeamento. Ele também considera as menções ao site ou à marca para avaliar a sua relevância para o mercado.

Portanto, uma estratégia de SEO off page não precisa mirar apenas na geração de backlinks. Uma simples menção também pode ser valiosa! No entanto, os links têm um peso maior para o rankeamento e não podem ser deixados de lado — e logo mais você vai entender o porquê.